Higiene Oral
Sabia que deveria fazer higiene oral ao seu amigo de quatro patas com regularidade?
O mau hálito e o tártaro são os principais problemas de saúde oral que pode encontrar no seu animal de estimação, no entanto, existem várias formas de prevenção.
Tudo começa com bons hábitos alimentares, sendo que quanto maior a proporção de alimentos secos, menor a quantidade de tártaro acumulado a nível dentário.
A higiene oral pode ser obtida de várias maneiras tendo por base a disponibilidade do dono e a tolerância do patudo em questão.
Estes hábitos ajudam a prevenir algumas das patologias cardíacas, articulares e gástricas.
1 - Barras dentárias e Snacks
As barras e snacks palatáveis mantêm os dentes limpos, desagregando a placa dentária através do movimento mecânico realizado durante a mastigação.
Exemplo de barras para cão:
2 - Pastas/Sprays enzimáticos
Estes produtos são ideais para animais que não toleram a escovagem dentária. Basta aplicar uma pequena porção nas gengivas e dentes, diariamente, para prevenir o mau hálito e acumulação de tártaro.
Exemplo de pasta para cães e gatos:
Pasta dentaria Orozyme para cão e gato
3 - Pasta e Escova de dentes
Esta associação nem sempre é tolerada pelos animais, no entanto, é uma forma de prevenção de patologias orais muito eficaz. Permite uma combinação mecânica e enzimática para a redução e aparecimento de tártaro, gengivites e mau hálito.
Exemplo de pasta para cães:
Pasta dentária com escova para cães
Exemplo de escova para gato e cão:
Escovas para dentes cão e gato
4 - Líquidos dentários
São produtos palatáveis e refrescantes que se misturam na água. Uma forma fácil e rápida na luta contra a placa dentária e mau hálito do seu cão e do seu gato.
Exemplo de liquido para cães e gatos:
5 - Pó dentário
O pó dentário é uma forma fácil de manter a saúde oral em animais que não toleram nenhumas das formas acima descritas. É um pó enzimático que se coloca no alimento diário do seu animal.
Teremos o produto disponível na Dona Micas muito brevemente!
6 - Cirurgia - Destartarização
Nalguns casos, os produtos acima descritos podem não ser eficazes devido ao estado avançado da doença oral do seu animal. A destartarização é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção eficaz da placa bacteriana e tártaro, reduzindo a inflamação da gengiva. Este tipo de intervenção está sujeito a anestesia geral, no entanto é uma técnica rápida e muito segura.
Após este procedimento deveremos manter os cuidados para atrasar a acumulação de nova placa.